- FutInter
- Polêmica VAR: Áudio Explica Pênalti Decisivo em Inter x Corinthians
Polêmica VAR: Áudio Explica Pênalti Decisivo em Inter x Corinthians
Por Redação FutInter em 02/10/2025 10:11
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tornou público, na manhã da última quinta-feira (2), o registro sonoro da comunicação entre o árbitro principal e o assistente de vídeo. Tal material elucida a controvertida decisão de pênalti que moldou o resultado final de 1 a 1 entre Internacional e Corinthians, pela 26ª jornada do Campeonato Brasileiro. A marcação, ocorrida nos acréscimos do confronto em Porto Alegre, gerou uma veemente e imediata contestação por parte da equipe paulista.
O epicentro da discórdia reside em um lance aos 50 minutos da etapa complementar, momento em que o zagueiro Cacá foi flagrado em ato de puxar a camisa de Bruno Henrique dentro da grande área.
O Diálogo Decisivo do VAR: Uma Análise da Controvérsia
A discussão técnica começou com o assistente de vídeo, Gilberto, que detalhou a infração em sua comunicação: "Tem puxão que estica a camisa e impacta na ação do jogador de vermelho. O jogador tenta a bola (?) Eu vou chamar para revisar. Rodrigo, sugiro revisão para possível penal. O jogador é puxado pela camisa pelas costas, causando impacto".
No entanto, a princípio, o árbitro de campo, Rodrigo, manifestou discordância em relação à avaliação de seu colega da cabine do VAR. "É muito claro que não foi falta", afirmou. Mas, após uma revisão minuciosa de diversos ângulos no monitor à beira do gramado, Rodrigo alterou seu entendimento e decidiu pela marcação da penalidade máxima. Na sequência, Carbonero, incumbido da cobrança, converteu com precisão, restabelecendo a igualdade no placar.
As Consequências Imediatas e o Impacto na Tabela
A efervescência pós-decisão culminou na expulsão do técnico Dorival Júnior, que proferiu ofensas à equipe de arbitragem. O registro oficial da partida, a súmula, elaborado por Rodrigo de Lima, detalha as declarações do treinador, que teria afirmado que os árbitros "deveriam sair presos" do estádio. O mesmo documento ainda faz menção ao diretor de futebol Fabinho Soldado, que, acompanhado de um terceiro indivíduo, adentrou o campo e dirigiu-se ao juiz com o pejorativo "safado".
O desfecho da partida deixou o Corinthians em uma sequência de três confrontos sem vitória, mantendo-o na 13ª posição da tabela, com 30 pontos. O Internacional , por sua vez, estende seu jejum para quatro rodadas sem triunfo, estacionado na 15ª colocação, com 29 pontos. Os próximos desafios para as equipes estão agendados para o sábado: o Timão será anfitrião do Mirassol às 21h, na Neo Química Arena, enquanto o Colorado receberá o Botafogo no Beira-Rio às 18h30.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros